Ter o nome alterado no documento de identidade será muito mais fácil na Colômbia a partir desta semana. Através de um documento oficial, a troca permitirá que uma pessoa troque o nome sem a verificação da anatomia.
Segundo Yesid Reyes, Ministro da Justiça, já está sendo orientado a mudança de sexo da identidade com um simples processo no cartório. Ainda segundo o ministro, o decreto 1227 de 2015 expedido na última sexta-feira (05), facilitará todo o processo.
Em entrevista ao El Espectador, Reyes disse que o estado reconhece a identidade sexual e de gênero. "A construção da identidade sexual e de gênero é um assunto que não depende da biologia: vai muito além e é o que estamos reconhecendo no Decreto 1227 de 2015", disse ele.
Para Itamar Santos, presidente do Grupo Humanus este decreto é uma vitória. "De fato é uma conquista principalmente para os homossexuais que querem trocar de nome. É uma escolha que não deveria ser tirada de ninguém", acrescentou.
Vale lembrar que a Colômbia possui cerca de 48 milhões de habitantes, é um país onde reina o catolicismo e o conservadorismo.
Comente com o Facebook: