quarta-feira, 8 de abril de 2015

Grupo Humanus participa de Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial

Compartilhe
 

O Grupo Humanus, ONG LGBT de Itabuna, participou na última sexta-feira (27), da audiência pública para formação do Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Itabuna. O objetivo do fórum é acompanhar o desenvolvimento de políticas que priorizem a diversidade étnico-racial e o combate ao racismo nas escolas. 

Foram propostas ações como o reconhecimento dos mestres de cultura, o monitoramento da aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que valorizam a cultura das classes sociais afro-brasileiras. Além disso, a formação de uma rede permanente de educadores negros e a implantação de eventos nas escolas, como um festival de música negra.

Genebaldo Ribeiro, membro do Grupo Humanus, ressaltou a importância do fórum para ações de conscientização no ambiente escolar. “Não há ainda um trabalho neste sentido. A questão do preconceito racial é intensa em nosso país. Ainda existem preconceitos contra o homossexual, religioso e de cor. Por isso, o fórum pretende criar mecanismos de combate aos preconceitos e que possibilitem a mais a integração e a valorização dos negros na sociedade”, afirma Genebaldo.

“Como movimento LBGT precisamos estar inseridos nessas questões, pois existem diversos negros nas escolas, que são homossexuais. Portanto, o Grupo Humanus precisa está envolvido também na luta pela questão étnico-racial, para saber como esse negro LGBT é tratado dentro da escola” completa Itamar Santos, presidente do Grupo Humanus.

Na audiência pública também estiveram presentes professores, representantes de movimentos sociais, sindicatos, associações, núcleos universitários e entidades públicas, como a Ordem dos Advogados da Brasil (OAB) e a Defensoria Pública Municipal. 



Comente com o Facebook: